sábado, 6 de setembro de 2008

Correr dá barato, a ciência comprova


Correr dá barato, a ciência comprova
Saiba por que quem pratica diz que não consegue ficar sem o esporte


O primeiro efeito é o orgulho de si mesmo, por vencer um desafio e conseguir realizar uma atividade que poucas pessoas conseguem. Mas o bem-estar trazido pela prática da corrida não pára no aumento da auto-estima. Tem reação química envolvida no processo, pode acreditar.

Aquele sentimento de euforia, relatado por alguns corredores que acabaram de finalizar o treino, é um dos sinais mais evidentes de que há alguma mudança química no cérebro de quem faz atividades aeróbias. A sensação tem até nome, dado pelos atletas americanos: runner´s high (algo como barato de corredor, em tradução livre).

Ela surge graças ao aumento da descarga de endorfina no sangue. Trata-se de um neurotransmissor naturalmente produzido pelo cérebro e liberado em situações de estresse, pra nos acalmar. Exames de tomografia comprovaram o que qualquer pessoa que já experimentou um pique mais forte é capaz de atestar. Mesmo depois do treino, as endorfinas permanecem agindo no sistema límbico e no lobo pré-frontal, áreas responsáveis pelo prazer e pelas emoções.

Atualmente, os especialistas dedicam-se a descobrir a atuação de outra substância, a anandamida. Enquanto a endorfina seria responsável pelo sentimento de euforia, a anandamida relaxaria o atleta, produzindo um efeito mais longo, capaz de durar várias horas após o exercício.

Tendo isso em vista, fica fácil compreender a irritação que assola os alunos quando são privados de praticar seu esporte. Acostumados à prática diária de atividades físicas saudáveis, eles podem apresentar quadros de ansiedade e até depressão.

9 comentários:

Amendoinha disse...

É isso aí, Kel, o que eu sinto após as minhas corridas: uma satisfação, uma alegria e uma calma enorme.
Já li em livros chamar-se esse estado de "euforia de corredor"
Quando fico muitos dias sem correr, como aconteceu enquanto estive tratando a minha distensão muscular, ficava irritada com facilidade, inquieta, com vontade de me vingar na comida, mas fui forte e resisti.
Agora, felizmente já posso correr novamente e ando satisfeita novamente.
Hoje já corri 8 km. É bom porque quando corro fico com alegria a triplicar:
1- pelo bem estar que me faz sentir
2- por queimar mais do que 600 calorias na hora;
3- por gastar mais de 600 calorias nas 24 horas seguintes à corrida, por o organismo repor a energia nos músculos trabalhados.
Começa com caminhada e dentro de uns meses vais saber do que estou a falar!
Em breve vou colocar uma matéria sobre caminhada ou corrida no meu blog.

Beijos e votos de bom domingo.

Adriana Bianco disse...

Oi Kel, estou no pc do meu sobrinho, não conseguí mais abrir o meu depois de ontem. Preciso dizer pra você ficar a vontade pra encontrar outra afilhada, eu não sei quando vou poder comprar outro pc, e se o meu tem concerto, por enquanto vou tentar usar o da lan para e-mails e algum post, não vou excluir o blog porque tenho esperança de em breve comprar um outro e dar continuidade nas minhas coisas.
Sinto muito amiga, se me permitir, sugiro para que amadrinhe a gisele que eu iria amadrinhar, fique a vontade, e peço desculpas mais uma vez.

Bjinss Kel.

disse...

Olá, chará! Gostei do post. Interessante. Agora vou ver se começo a correr!
beeeeeijos!

Dani disse...

Oi Linda! Então... preciso antes de tudo caminhar...quem sabe isso vira hábito e se transforma em corrida...
Boa semana!!!

Cris disse...

Oi, Raquel! Tudo bem? Eu queria ter essa disposição, correr, caminhar, essas coisas todas chatas...rsrsrsrs...sou muito sedentária, e sei que preciso mudar. Bjs.
Cris

Fê Falleiro disse...

Ainda chego lá!!!

bjos Kel e boa semana!!!

Gisele disse...

Oi minha afilhada!
Que bom que está animada. Cuida bem dos joelhos se não vc corre o risco de não poder malhar.
Uma ótima semana!!!
Beijocas

Gisele disse...

Oi!
Eu estava correndo, já tinha conseguido correr 10 minutos (parece pouco, mas pra mim sempre foi um desafio) e estava amando.
MAs devido a um tombo que levei e torci o tornozelo tive que parar de me exercitar e desanimei bastante. Realmente os exercícios fazem um bem danado pro corpo e pra mente.
Tenha uma ótima semana!

Anônimo disse...

oie!
só passando pra te deixar um super bjo e desejar uma maravilhosa semana!

Fique com Deus
e força!!!!!!!!!


bjão