quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Quando não desculpar os outros

A maior parte das pessoas aprende exatamente como os cães: através de reforços positivos ou negativos, ou seja, de consequências agradáveis ou desagradáveis para as suas acções. Idealmente, isto não seria assim, e as pessoas teriam empatia, ética e racionalidade suficientes para perceber que uma atitude é errada mesmo que as consequências imediatas sejam positivas — como, por exemplo, ao roubar alguém. Mas tal não acontece. Se uma pessoa faz algo “mau”, como causar sofrimento a outros, e é “recompensada” por isso, fará o mesmo ou pior no futuro. E não falo de casos patológicos extremos, mas da generalidade das pessoas.

Em outras palavras, se alguém te trata mal e tu deixas passar, a pessoa tratar-te-á ainda pior no futuro. Não vale a pena pensar que a pessoa, “magicamente”, vai perceber o seu erro. Isso é coisa de contos de fadas. Se a pessoa for minimamente normal — e, mais uma vez, não me refiro a uma pessoa anormalmente cruel ou autista —, vai inconscientemente ser “treinada” para o fato de que as coisas correm bem — ou, pelo menos, não há consequências indesejáveis — ao magoar vc, ao te fazer mal, ou ao te usar de alguma forma.

Isto tudo para dizer que, muitas vezes, perdoar os outros não é uma coisa boa. Porque ao fazê-lo só está “treiná-los” para continuarem a magoar impunemente.

Não ando numa das melhores alturas da minha vida, mas também não é o fim do mundo. Simplesmente vou andando. Ando preocupado com o dinheiro, já que com as dívidas atuais a ser pagas mensalmente, o que ganho, E não quero mesmo pedir mais dinheiro ao meu irmão, que já ajudou bem mais do que era suposto.

Logo, tenho de arranjar uma solução. Vamos ver o que é que me vem à cabeça…

Quanto a Ra muito bem , pois quando estou nervosa , perco a fome por completo , emagreci 700Kg esses dias kkkkkkkkkkkkkkkkkk

4 comentários:

Anônimo disse...

Vc falou tudo no post... realmente só desculpar ou perdoar não é tudo... eu tive um problema esses tempos atrás com meu cunhado e a esposa dele... cheguei a sair da empresa do pai dele por conta disso emeu marido cismava que eu simplesmente tinha que passar por cima pra num criar clima e isso e aquilo... pra num ter problemas com meu marido... eu superei... mas não perdoei... passei por cima... mas não desculpei... qdo eles querem vir falar algo masi pessoal... conversar algo masi pessoal... segredinhos eu digo que não dá... desconverso e saio andando... a minha amizade eles não tem mais... apenas o "coleguismo"
Beijos e bom fds pra vc!

LucíliaLins disse...

olá amiga,td bem?
só quero que saibas que se precisar tô aki!
bjocas,parabéns pelas 700kg e ótimo fim de semana!

Adriana Bianco disse...

Olá Kel,td bem? Desculpe andei sumida, passei por um período meio complicado, mas estou melhor graças a Deus.
Parabéns pelas 700 grs eliminadas, eu esta semana jaquei, engordei, mas não desisto não, afinal Desistir Jamais!

Muitos bjss, tenha um excelente fim de semana.

Bye.

Dani disse...

Minha linda!!!! Quanta novidade boa!!!! Continue assim!!!!!!!!!!Poderosíssima!!!!
Beijosssssssss